SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2A escola da igualdade política e a das diferenças psi: quando a educação pública dá lugar à "especial"Da educação especial à educação inclusiva: esclarecendo as palavras para definir as práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

VOLTOLINI, Rinaldo. Miséria ética na educação inclusiva: por uma inclusão política mais do que social. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.222-229. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20048.

A política da educação inclusiva aparece como empenho reparador de desigualdades em uma sociedade que persegue o aperfeiçoamento das instituições democráticas. A distância entre as leis criadas para garantir essa política e a efetiva implementação delas na realidade cotidiana sugere o termo miséria ética. Neste artigo, ao contrário da tese mais comum que explora a má gerência de fatores administrativos na implementação da política inclusiva, levanta-se a hipótese de que na essência essa crise ética se deve ao predomínio da ideologia individualista neoliberal que sustenta a política inclusiva. Com base na psicanálise, explora-se o campo da palavra como fundamento para uma inclusão mais baseada no participar (inclusão política) do que no fazer parte (inclusão social).

Palavras-chave : Ética; Educação Inclusiva; Psicanálise; Individualismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )