SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2The ethics misery in inclusive education: for a political inclusion, more than a social oneNinguém tem a exclusividade do patrimônio humano e social. O movimento inclusivo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

PLAISANCE, Eric. Da educação especial à educação inclusiva: esclarecendo as palavras para definir as práticas. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.230-238. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20049.

O artigo propõe uma análise crítica da evolução das palavras e expressões utilizadas no campo da educação para as crianças com necessidades especiais: deficiência, especial, necessidades educativas especiais, integração, inclusão. Faz referências tanto às organizações internacionais como às especificidades francesas e, por fim, problematiza as ambiguidades, contradições e desafios da educação inclusiva. As palavras fazem as coisas, estruturam realidades sociais e até mesmo criam instituições. Portanto, é indispensável que os profissionais da Educação, mas também os da Saúde, estejam atentos para descobrir em suas próprias práticas os obstáculos que ainda subsistem à participação de todos nos espaços de vida compartilhados.

Keywords : Educação Especial; Necessidades Educativas Especiais; Integração; Educação Inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )