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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro; MESQUITA, Ilka Miglio de  y  SANTOS, Laisa Dias. Por uma história da educação vista por sujeitos simples: cultura e práticas da escola primária no sul sergipano (1930-1960). Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.249-262. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.13275.

Por meio da abertura proporcionada pela História Cultural, para a qual novos objetos e fontes são contemplados, o presente trabalho se estrutura através das narrativas de trajetória escolar primária de dezessete personagens com faixa etária entre 68 e 96 anos de idade, residentes no território sul sergipano. O objetivo foi compreender a história da instituição primária sul sergipana, no período de 1930 a 1961, pelas memórias de quem estudou e/ou foi professor. Para tanto, recorreu-se à metodologia da História Oral, segundo Alberti (2010), e elegeu-se como categorias de análise 'cultura escolar', de Dominique Julia (2001), e 'práticas escolares', de Faria Filho e Vidal (2004). Dessa forma, concluiu-se que a história da escola primária do sul sergipano, com suas similitudes e divergências, pode e deve também ser interpretada pela lembranças, vozes e representações do sujeito simples, neste caso, professores aposentados.

Palabras clave : História; Escola Primária; Memória; Sul Sergipano.

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