SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Por uma história da educação vista por sujeitos simples: cultura e práticas da escola primária no sul sergipano (1930-1960)Imagens de crianças: travessias do universo infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

STRECK, Danilo Romeu. A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.263-271. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.19658.

O artigo tem por objetivo analisar marcas do percurso e tendências da pesquisa na Região Sul do Brasil. Como base para o estudo foram utilizados relatórios dos programas de pós-graduação em educação e consultados coordenadores e pesquisadores selecionados da região. Dentre as marcas do percurso são destacadas as seguintes: a) a origem marcada pelos desafios da realidade regional; b) o forte espírito coletivo; c) a necessidade de construir a identidade através de suas revistas e temas de pesquisa. São também identificadas três tendências: a) o deslocamento da prática individual para a prática coletiva da pesquisa; b) o movimento em busca da internacionalização; c) a busca da qualidade da produção em meio a controvertidos processos de avaliação. Como conclusão, aponta-se para o fato de que a) existe um importante potencial de pesquisa construído na região, tanto em termos de cobertura geográfica quanto de recursos humanos, e b) a 'consolidação' ainda expressa a realidade de grande parte dos programas de pós-graduação.

Palavras-chave : Pesquisa em Educação; Pós-graduação em Educação; Internacionalização; Grupos de Pesquisa; Realidade Regional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )