SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Images children: crossings of the infant universeBut what is childhood? - multiple gazes in the teachers' training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FERREIRA, Elisabete; RAMOS, Katia Maria da Cruz  and  SA, Maria José. Saberes e fazeres docentes: uma reflexão sobre autonomia e sucesso no ensino superior. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.280-288. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.16498.

Este trabalho tem como objetivo destacar o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior (ES) como um espaço privilegiado para a (re)afirmação da autonomia acadêmica e construção da autonomia profissional. Para tanto, congrega uma reflexão sobre fatores que afetam o (in)sucesso de estudantes no ES e duas experiências formativas - uma que centra a atenção na relação estabelecida na supervisão de ensino como possibilidade de desencadear diálogos com o conhecimento autônomo, e outra que tem como foco a construção da profissionalidade docente de estudantes em processo de formação inicial, no âmbito do desafio da gestão compartilhada da organização do trabalho pedagógico. Nesse contexto, ao indiciar possibilidades da participação ativa na gestão da aula e alternativas de intervenção formativa, o estudo tem como horizonte contribuir na reflexão sobre saberes e fazeres docentes no âmbito da complexidade de se pensar o sucesso acadêmico do estudante em formação.

Keywords : Sucesso Acadêmico; Relação Educativa Autônoma; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )