SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Imagens de crianças: travessias do universo infantilMas o que é infância? - atravessamento de múltiplos olhares na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FERREIRA, Elisabete; RAMOS, Katia Maria da Cruz  e  SA, Maria José. Saberes e fazeres docentes: uma reflexão sobre autonomia e sucesso no ensino superior. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.280-288. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.16498.

Este trabalho tem como objetivo destacar o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior (ES) como um espaço privilegiado para a (re)afirmação da autonomia acadêmica e construção da autonomia profissional. Para tanto, congrega uma reflexão sobre fatores que afetam o (in)sucesso de estudantes no ES e duas experiências formativas - uma que centra a atenção na relação estabelecida na supervisão de ensino como possibilidade de desencadear diálogos com o conhecimento autônomo, e outra que tem como foco a construção da profissionalidade docente de estudantes em processo de formação inicial, no âmbito do desafio da gestão compartilhada da organização do trabalho pedagógico. Nesse contexto, ao indiciar possibilidades da participação ativa na gestão da aula e alternativas de intervenção formativa, o estudo tem como horizonte contribuir na reflexão sobre saberes e fazeres docentes no âmbito da complexidade de se pensar o sucesso acadêmico do estudante em formação.

Palavras-chave : Sucesso Acadêmico; Relação Educativa Autônoma; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )