SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3A promoção da inclusão digital e a constituição do Homo oeconomicus accessibilisEducação e inclusão digital: consistências e fragilidades no empoderamento dos grupos sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LAGO MARTINEZ, Silvia. Inclusão digital e a educação no Programa Conectar Igualdad. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.340-348. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21778.

O artigo explora as mudanças que ocorrem nas instituições e com as pessoas envolvidas no processo educacional, com o afluxo maciço de tecnologias digitais a partir da implementação de uma política pública de inclusão digital, o Programa Conectar Igualdade. A abertura para os dispositivos digitais coloca, para o sistema escolar, o desafio de enfrentar a hiperconexão das práticas escolares que escapam da vigilância e transcendem os muros da instituição e as mudanças necessárias no paradigma da vida escolar. Neste trabalho olha-se para os discursos narrativos dos estudantes, das adaptações e estratégias em relação ao uso das tecnologias digitais na escola e em suas vidas diárias e na construção do imaginário sobre o mundo digital. Também são investigadas, junto aos professores, as novas práticas de ensino, a percepção do conceito de inclusão digital, seus desafios e preocupações. A pesquisa é realizada na cidade de Buenos Aires.

Palavras-chave : Programa Conectar Igualdad; Tecnologias Digitais; Educacão Pública; Inclusão Digital; Jovens.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )