SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Educação e inclusão digital: consistências e fragilidades no empoderamento dos grupos sociaisSaúde mental e web rádio: processo de inclusão digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LOPES, Daniel de Queiroz  e  GOETTERT, Nelson. Tecnologias digitais e estratégias comunicacionais de surdos: a inclusão digital numa perspectiva bilíngue. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.358-368. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21780.

O tema da inclusão digital quase sempre é tomado a partir dos problemas relacionados à apropriação tecnológica. No caso das pessoas com necessidades especiais, além da apropriação, o desenvolvimento tecnológico é focado na ideia de deficiência e tomado como possibilidade para a normatização. O presente artigo problematiza o tema da inclusão digital e das tecnologias assistivas em relação aos tensionamentos que se produzem a partir de uma perspectiva bilíngue. Com base numa pesquisa exploratória com pessoas surdas, são apresentadas algumas estratégias adotadas por surdos que revelam o potencial que as tecnologias da informação e da comunicação possuem para o desenvolvimento da língua portuguesa escrita como segundo idioma. O resultado aponta para a perspectiva bilíngue e das TICs como esquema de transformação capaz de nortear as políticas de inclusão digital orientadas pela potência comunicativa própria do povo surdo.

Palavras-chave : Estratégias Comunicacionais; Surdos; Tecnologias Digitais; Bilinguismo; Língua de Sinais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )