SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Tecnologias digitais e estratégias comunicacionais de surdos: a inclusão digital numa perspectiva bilíngueFundamentos e agenda da inclusão digital no Brasil: pesquisas em Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FRANCISCO, Deise Juliana  e  BARROS, Rafael André de. Saúde mental e web rádio: processo de inclusão digital. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.369-378. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21781.

O artigo problematiza o uso de oficinas de web rádio na saúde mental, desde o ponto de vista da inclusão digital e da atuação do pedagogo. Trata-se de uma pesquisa-intervenção realizada em conjunto com usuários de um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) do município de Maceió. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados diário de campo, entrevista semiestruturada com equipe do Caps e observação dos usuários. A partir da literatura sobre tecnologia e habilitação psicossocial foram realizadas oficinas. Dentre os resultados, apresenta-se de maneira positiva o processo de habilitação social e inclusão digital no coletivo com a produção web radiofônica. O produto final não foram os programas, mas a redescoberta da autonomia, o processo de ensino e aprendizagem para utilização dos recursos informatizados e o processo de inclusão digital. A web rádio contribui de forma significativa para a promoção da saúde mental, destacando-se como um recurso no processo de habilitação social de sujeitos em sofrimento psíquico.

Palavras-chave : Saúde Mental; Reabilitação Psicossocial; Inclusão Digital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )