SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Mental health and web radio: digital inclusion processAn Interpretation of the Right to Education in the light of Rawls' Theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

NEVES, Barbara Coelho; COUTO, Edvaldo Souza  and  CUNHA, Maria Couto. Fundamentos e agenda da inclusão digital no Brasil: pesquisas em Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.379-386. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21782.

O artigo apresenta resultados parciais de uma investigação acerca dos fundamentos dos estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil sobre inclusão digital na área de Educação e apresenta os fundamentos da proposição de uma agenda dessa produção acadêmica. Traz como objetivos discutir os fundamentos teórico conceituais e metodológicos, determinar o termo agenda da inclusão digital empregado neste estudo e abordar alguns dos indicadores (clusters) levantados na pesquisa macro da qual o artigo é uma das partes complementares. O método utilizado é o infométrico, aplicado no Banco de Teses e Dissertações da Capes. A análise dos dados é realizada a partir do teste sociométrico. Como resultado, o artigo indica aspectos teóricos, metodológicos e conceituais a serem analisados no desenvolvimento da pesquisa.

Keywords : Inclusão Digital; Educação; Pesquisas; Estudo Infométrico; Produção Científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )