SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Saúde mental e web rádio: processo de inclusão digitalUma interpretação do direito à educação à luz da teoria de Rawls índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

NEVES, Barbara Coelho; COUTO, Edvaldo Souza  e  CUNHA, Maria Couto. Fundamentos e agenda da inclusão digital no Brasil: pesquisas em Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.379-386. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21782.

O artigo apresenta resultados parciais de uma investigação acerca dos fundamentos dos estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil sobre inclusão digital na área de Educação e apresenta os fundamentos da proposição de uma agenda dessa produção acadêmica. Traz como objetivos discutir os fundamentos teórico conceituais e metodológicos, determinar o termo agenda da inclusão digital empregado neste estudo e abordar alguns dos indicadores (clusters) levantados na pesquisa macro da qual o artigo é uma das partes complementares. O método utilizado é o infométrico, aplicado no Banco de Teses e Dissertações da Capes. A análise dos dados é realizada a partir do teste sociométrico. Como resultado, o artigo indica aspectos teóricos, metodológicos e conceituais a serem analisados no desenvolvimento da pesquisa.

Palavras-chave : Inclusão Digital; Educação; Pesquisas; Estudo Infométrico; Produção Científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )