SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Fundamentos y agenda de inclusión digital en Brasil: investigación en EducaciónRedistribución y reconocimiento en el Contexto de Prouni: un análisis basado en la perspectiva teórica de Nancy Fraser índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ROHLING, Marcos. Uma interpretação do direito à educação à luz da teoria de Rawls. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.389-403. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.16351.

Este texto tem por propósito discutir o que é um direito à educação a partir da teoria da justiça como equidade de Rawls. Para tanto, o mesmo é dividido em quatro partes: i) em primeiro lugar, discute-se o direito à educação no caso brasileiro, tendo em conta sua previsão constitucional; ii) segue-se avaliando o papel do Estado no pensamento de Rawls, bem como altercam-se as ideias de sociedade e bens primários, vistas como o pano de fundo da educação; iii) explana-se o direito à educação a partir de TJ, como expectativa legítima, e das modificações realizadas por Rawls à justiça como equidade, apresentando-o como parte do mínimo essencial e, portanto, como direito social constitucional; e, por fim, iv) explora-se o papel e a função da educação tal e qual a teoria de Rawls permite.

Palabras clave : Rawls; Direito à Educação; Educação; Justiça como Equidade; Teorias da Justiça.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )