SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Uma interpretação do direito à educação à luz da teoria de RawlsA formação humana no contexto da consumação metafísica do sujeito: ética da potência de Agamben índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FIOREZE, Cristina; BERTOLIN, Julio Cesar Godoy  e  BORTOLIN, Bruna. Redistribuição e reconhecimento no Prouni: uma análise de justiça social à luz de Nancy Fraser. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.404-414. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.19553.

O presente artigo busca analisar em que medida o Programa Universidade para Todos (Prouni), desenvolvido no contexto de instituições de educação superior privadas, possui potencial para gerar justiça social a estudantes de meios populares. Inicialmente, aborda-se o entendimento de justiça social na perspectiva teórica de Nancy Fraser, que integra as reivindicações de redistribuição e de reconhecimento no âmbito da moralidade, tomando como marco referencial a norma universalista da paridade de participação. Na sequência, são apresentados: uma revisão da literatura sobre o programa, bem como sobre experiências de bolsistas, além de entrevistas com estudantes do Prouni no contexto de uma universidade comunitária e sem fins lucrativos. Por fim, a partir do cotejamento entre a concepção de justiça social da autora, de um lado, e as discussões trazidas sobre o Prouni, de outro, argumenta-se que o programa contribui para gerar justiça social entre estudantes provenientes de meios populares.

Palavras-chave : Educação Superior; Justiça Social; Redistribuição e Reconhecimento; Prouni.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )