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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FREITAS, Alexandre Simão de. A formação humana no contexto da consumação metafísica do sujeito: ética da potência de Agamben. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.415-423. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.17405.

A presente reflexão toma o chamado giro pós-teológico-político na filosofia contemporânea como ponto de partida para a tematização de alguns dilemas que atravessam os processos e as práticas que articulam a educação na atualidade. Para isso, evoca a figura do pobre como imagem (pesrsonagem, ou símbolo? pra não ficar tão repetitivo) excêntrica de nossa modernidade pedagógica. Essa figura é um intercessor privilegiado na ontologia da potência desdobrada pelo pensador italiano Giorgio Agamben. Tematiza-se, assim, em que medida sua ética da potência permite retomar os princípios que animam o debate sobre a formação humana.

Palabras clave : Metafísica da Subjetividade; Ética da Potência; Teologia Política.

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