SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3La formación humana en el contexto de consumación metafísica del sujeto: la ética del poder de AgambenEmpreendedorismo y racionalidad pedagógica moderna: imbricaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MUNARIM, Iracema; PEREIRA, Rogério Santos  y  GIRARDELLO, Gilka. Educação, território e tecnologias digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália). Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.424-433. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.17976.

Este artigo busca discutir a apropriação pedagógica de tecnologias digitais nas escolas das Ilhas Egadi, no sul da Itália, visitadas em 2012, durante o período de estágio sanduíche no exterior (Capes/PDSE). Nessas escolas, tendo em vista o contexto em que estão inseridos, alunos e professores se utilizam de tecnologias digitais para construir um processo de reconhecimento coletivo de demandas e de busca por soluções que articulem saberes locais e globais. Ao analisar essa conjuntura, compreende-se que romper com o isolamento é muito mais complexo do que colocar equipamentos digitais nas salas de aula. É preciso exercer o resgate da cultura local, tecer laços de pertença ao território, valorizar suas práticas e memórias, conectar a escola ao mundo e ancorá-la ao próprio território.

Palabras clave : Tecnologias Digitais; Cultura; Território; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )