SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Educación, el territorio y las tecnologías digitales: la experiência en las escuelas de las islas Egades (Italia)El Tejido Complejo de la Formación Docente en cursos de profesorado: contribuciones de la complejidad para la formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CALIXTO, Claudia Ribeiro  y  AQUINO, Julio Groppa. Empreendedorismo e racionalidade pedagógica moderna: imbricações. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.434-444. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.17091.

Com vistas a uma análise crítica das proposições de uma pedagogia dita empreendedora, o presente artigo tenciona trazer à baila o papel da racionalidade pedagógica moderna na constituição de determinadas formas de governo de si e dos outros, segundo as quais o indivíduo converte-se em capital de si mesmo, e sua própria vida, em ocasião de investimentos formativos ininterruptos. Elegendo Michel Foucault como interlocutor teórico principal, o estudo investiga algumas modulações do poder pastoral e da governamentalidade operadas em textoschave de Pestalozzi, Froebel, Herbart e, em especial, em Os anos de aprendizado, de Wilhelm Meister, romance de formação de Goethe. As reflexões assinalam o fato de que a modernidade pedagógica, em confluência aos preceitos do pietismo, forja um nexo indissociável entre querer, obedecer e empreender, convertendo-se em matriz de certos modos de veridicção/subjetivação correntes.

Palabras clave : Modernidade e Educação; Empreendedorismo; Governo; Foucault, Michel.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )