SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Entrepreneurialism and modern pedagogical rationality: imbricationsParents and children in two french books of children's literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SCREMIN, Greice  and  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. O Tecido Complexo Formativo Docente nas licenciaturas: contribuições da complexidade para a formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.445-455. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.18843.

Este trabalho apresenta o Tecido Complexo Formativo Docente, constituído a partir de Interpretação Complexa (IC). Os resultados apresentados são decorrentes de uma tese de doutorado sobre as repercussões dos conhecimentos específicos das áreas nos processos formativos nos cursos de licenciatura. O estudo teve a base teórico-epistêmica da Teoria da Complexidade e se deu por meio de uma metodologia qualitativa, em que foi construído um tipo distinto de interpretação (IC) que pode contribuir em outros estudos na área. Os instrumentos de coleta de informações foram análise de documentos e entrevistas narrativas com docentes de licenciaturas. Este estudo possibilitou a elaboração do constructo Tecido Complexo Formativo Docente, constituído por três Redes Complexas (Específica da área, Formativa Docente e Operativa Formativa) que evidenciam a necessidade de que a formação docente seja compreendida em sua complexidade e atue na religação dos saberes.

Keywords : Formação Docente; Licenciaturas; Interpretação Complexa; Tecido Complexo Formativo Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )