SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Empreendedorismo y racionalidad pedagógica moderna: imbricacionesPadres e hijos en dos libros franceses de literatura infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SCREMIN, Greice  y  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. O Tecido Complexo Formativo Docente nas licenciaturas: contribuições da complexidade para a formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.445-455. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.18843.

Este trabalho apresenta o Tecido Complexo Formativo Docente, constituído a partir de Interpretação Complexa (IC). Os resultados apresentados são decorrentes de uma tese de doutorado sobre as repercussões dos conhecimentos específicos das áreas nos processos formativos nos cursos de licenciatura. O estudo teve a base teórico-epistêmica da Teoria da Complexidade e se deu por meio de uma metodologia qualitativa, em que foi construído um tipo distinto de interpretação (IC) que pode contribuir em outros estudos na área. Os instrumentos de coleta de informações foram análise de documentos e entrevistas narrativas com docentes de licenciaturas. Este estudo possibilitou a elaboração do constructo Tecido Complexo Formativo Docente, constituído por três Redes Complexas (Específica da área, Formativa Docente e Operativa Formativa) que evidenciam a necessidade de que a formação docente seja compreendida em sua complexidade e atue na religação dos saberes.

Palabras clave : Formação Docente; Licenciaturas; Interpretação Complexa; Tecido Complexo Formativo Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )