SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Empreendedorismo e racionalidade pedagógica moderna: imbricaçõesPais e filhos em dois livros franceses de literatura infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SCREMIN, Greice  e  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. O Tecido Complexo Formativo Docente nas licenciaturas: contribuições da complexidade para a formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.3, pp.445-455. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.18843.

Este trabalho apresenta o Tecido Complexo Formativo Docente, constituído a partir de Interpretação Complexa (IC). Os resultados apresentados são decorrentes de uma tese de doutorado sobre as repercussões dos conhecimentos específicos das áreas nos processos formativos nos cursos de licenciatura. O estudo teve a base teórico-epistêmica da Teoria da Complexidade e se deu por meio de uma metodologia qualitativa, em que foi construído um tipo distinto de interpretação (IC) que pode contribuir em outros estudos na área. Os instrumentos de coleta de informações foram análise de documentos e entrevistas narrativas com docentes de licenciaturas. Este estudo possibilitou a elaboração do constructo Tecido Complexo Formativo Docente, constituído por três Redes Complexas (Específica da área, Formativa Docente e Operativa Formativa) que evidenciam a necessidade de que a formação docente seja compreendida em sua complexidade e atue na religação dos saberes.

Palavras-chave : Formação Docente; Licenciaturas; Interpretação Complexa; Tecido Complexo Formativo Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )