SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Ensino Fundamental de nove anos em escola pública e privada: realidades distintas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SACCO, Airi Macias; FERREIRA, Cléa Maria da Silva  e  KOLLER, Sílvia Helena. "Se não bater, não aprende": educação e direitos da criança e do adolescente em Angola. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.11-21. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.18127.

O objetivo deste artigo é investigar a situação dos direitos da criança e a utilização de castigos físicos em escolas de ensino público primário de Angola. Foram realizados dois estudos, um quantitativo e outro qualitativo, e ambos tiveram como plano de fundo metodológico a inserção ecológica. Participaram do estudo quantitativo 241 crianças e adolescentes. Os resultados revelaram que a maioria já foi vítima de algum tipo de agressão física cometida por professores ou ficou de castigo na escola. No estudo qualitativo, as crianças e os adolescentes foram unânimes ao relatar o uso de castigos físicos e, apesar de não gostarem de ser castigadas, muitas afirmaram acreditar que estes são necessários para a aprendizagem. Elas também identificaram precariedade infraestrutural, escassez de material escolar e falta de água, energia elétrica e merenda. O respeito aos direitos da criança ainda é incipiente em Angola como um todo e nas escolas em particular.

Palavras-chave : Educação; Direitos da Criança; Castigos Físicos; Angola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )