SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Nueve años de Educación Básica en la escuela pública y privada: diferentes realidadesEscolarización y clase social en los Estados Unidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FERREIRA, Valéria Milena Rohrich. Tecendo uma cidade modelar: relações entre escola, currículo e projeto da cidade de Curitiba. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.33-45. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.17066.

Em 1990 e início do século XXI Curitiba apresentava um projeto explícito de cidade que se fortalecia por meio de diferentes campos, inclusive do educacional. Este artigo analisa tal fortalecimento e a participação do campo educacional neste processo. Evidenciou-se a existência de grupos estabelecidos que aumentavam sua coesão por meio do êxito do projeto da cidade, assegurado por discursos performativos de grande poder simbólico (Bourdieu) enquanto grupos outsiders (Elias), tanto pelo conteúdo da crítica quanto pelo modo de veiculação, não conseguiam fazer valer os seus pontos de vista. No campo educacional a secretaria municipal de educação produziu e entregou às escolas uma série de materiais curriculares que reforçavam o projeto estabelecido da cidade, conformando as crianças à imagem de uma cidade modelar em que as desigualdades sociais e raciais eram invisibilizadas.

Palabras clave : Projeto de Cidade; Educação Escolar; Currículo; Curitiba; Elias.

        · resumen en Inglés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )