SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Weaving a model city: relations between curriculum, school education and design of CuritibaBeyond the ivory tower: political options papers and international negotiation planning in the teaching of Foreign Policy Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GRINBERG, Jaime; PRICE, Jeremy  and  NAIDITCH, Fernando. Escolaridade e classe social na América. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.46-55. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19829.

Neste trabalho a relação entre classe social e educação é discutida e uma definição complexa de classe social baseada não só no rendimento, mas usando vários critérios, tais como as questões sociais e culturais, geográficas e outros aspectos que interagem com os presentes escola. Embora a meta da escolarização nos Estados Unidos tem sido de que esta instituição para proporcionar a igualdade de oportunidades, neste artigo vamos discutir a oportunidade não é igual e como esta meta tende a se concentrar em aspectos individuais e não nos aspectos coletivos, estrutural e institucional, que realmente enquadrar as diferentes condições sobre a questão da classe social. Ele também aborda como escolaridade, no caso dos Estados Unidos trabalha para manter a ordem social hegemônica para perpetuar o mito da meritocracia. Ele questiona como o currículo e pedagogia exercer uma relação significativa na estrutura de classe social.

Keywords : Educação; Classe Social; Estados Unidos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )