SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Tejendo una ciudad ejemplar: relaciones entre currículo, educación escolar y proyecto de la ciudad de CuritibaMás allá de la torre de marfil: informes de opciones de políticas y planificación de negociaciones internacionales en la enseñanza de Análisis de Política Exterior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GRINBERG, Jaime; PRICE, Jeremy  y  NAIDITCH, Fernando. Escolaridade e classe social na América. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.46-55. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19829.

Neste trabalho a relação entre classe social e educação é discutida e uma definição complexa de classe social baseada não só no rendimento, mas usando vários critérios, tais como as questões sociais e culturais, geográficas e outros aspectos que interagem com os presentes escola. Embora a meta da escolarização nos Estados Unidos tem sido de que esta instituição para proporcionar a igualdade de oportunidades, neste artigo vamos discutir a oportunidade não é igual e como esta meta tende a se concentrar em aspectos individuais e não nos aspectos coletivos, estrutural e institucional, que realmente enquadrar as diferentes condições sobre a questão da classe social. Ele também aborda como escolaridade, no caso dos Estados Unidos trabalha para manter a ordem social hegemônica para perpetuar o mito da meritocracia. Ele questiona como o currículo e pedagogia exercer uma relação significativa na estrutura de classe social.

Palabras clave : Educação; Classe Social; Estados Unidos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )