SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Tecendo uma cidade modelar: relações entre escola, currículo e projeto da cidade de CuritibaAlém da torre de marfim: relatórios de opções políticas e planejamentos para negociação internacional no ensino de Análise de Política Externa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GRINBERG, Jaime; PRICE, Jeremy  e  NAIDITCH, Fernando. Escolaridade e classe social na América. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.46-55. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19829.

Neste trabalho a relação entre classe social e educação é discutida e uma definição complexa de classe social baseada não só no rendimento, mas usando vários critérios, tais como as questões sociais e culturais, geográficas e outros aspectos que interagem com os presentes escola. Embora a meta da escolarização nos Estados Unidos tem sido de que esta instituição para proporcionar a igualdade de oportunidades, neste artigo vamos discutir a oportunidade não é igual e como esta meta tende a se concentrar em aspectos individuais e não nos aspectos coletivos, estrutural e institucional, que realmente enquadrar as diferentes condições sobre a questão da classe social. Ele também aborda como escolaridade, no caso dos Estados Unidos trabalha para manter a ordem social hegemônica para perpetuar o mito da meritocracia. Ele questiona como o currículo e pedagogia exercer uma relação significativa na estrutura de classe social.

Palavras-chave : Educação; Classe Social; Estados Unidos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )