SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Professores e maus-tratos - uma revisão teórica sobre reconhecimento, denúncia e capacitaçãoRelações de controle nas aulas de Didática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BECKER, Fernando. Biologia, conhecimento e consciência: articulações possíveis na construção da aprendizagem. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.74-82. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20595.

Neste trabalho apresenta-se uma discussão acerca das contribuições da neurobiologia e da epistemologia genética aos processos de construção do conhecimento e da consciência. Discute-se, também, como tais processos se relacionam com os mecanismos de conservação da homeostase dos organismos. Para isso, debruçou-se sobre obras de António Damásio e Jean Piaget na tentativa de compreender as articulações entre organismo e sujeito epistêmico como protagonistas dos atos de manter-se vivo, conhecer e tomar consciência. Seja no âmbito orgânico ou no cognitivo, a manutenção da vida passa pela interação constante e permanente entre organismo e meio. Concebe-se essa interação como fonte de sempre novos desequilíbrios que abrem espaço para novas experiências que, por sua vez, geram novos desenvolvimentos afetivos ou cognitivos. Com isso, são possibilitadas novas aprendizagens, escolares ou não, que concorrem para a sobrevivência em todos os níveis da vida humana.

Palavras-chave : Homeostase; Conhecimento; Consciência; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )