SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Biology, knowledge and consciousness: possible links in learning constructionParenting education and social pedagogy: evaluation an intervention proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo. Relações de controle nas aulas de Didática. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.83-104. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20876.

Este estudo dedica-se à análise de relações de controle estabelecidas nas aulas de Didática. Busca compreender mecanismos subjacentes às práticas desenvolvidas em seu ensino, no curso de Pedagogia, revelando aspectos do tipo de formação que vem sendo oferecido aos futuros docentes. Foi selecionada uma instituição privada para a coleta de informações, localizada na cidade de São Paulo. Estas foram coletadas por meio de observação e organizadas contando com cenas as quais foram analisadas com o uso de instrumentos pautados no conceito de enquadramento, de Bernstein. Seus resultados se referem aos indicadores de características das práticas para a formação da consciência profissional docente. Ressalta-se o controle constante do ritmo das atividades dos alunos pelo professor e a baixíssima condição avaliativa durante as aulas quanto aos trabalhos realizados pelos alunos e às explicações docentes.

Keywords : Formação de Professores; Didática; Relações de Controle.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )