SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Relações de controle nas aulas de DidáticaConstruindo novos possíveis a partir da articulação entre resiliência, aprendizagem social e sistema escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GARCIA, Narjara Mendes; YUNES, Maria Angela Mattar  e  ALMEIDA, Ana Maria Tomás. Educação parental e pedagogia social: avaliação de uma proposta de intervenção. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.94-104. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21396.

Intervenções em educação parental são raras no Brasil e situam-se no campo da pedagogia social. O artigo apresenta a análise de uma proposta educativa com famílias para a promoção da parentalidade responsável. Para tanto, foi realizado, em contexto brasileiro, um programa de educação parental europeu intitulado "Crescer Felizes em Família". Investigou-se a dinâmica de funcionamento, o papel dos facilitadores, a satisfação e a eficácia da intervenção na perspectiva da equipe de educadores e das famílias participantes. Os resultados apontaram a necessidade de garantir a adesão das famílias e de ajustes do programa para aplicação em contexto brasileiro. Os elementos que mais contribuíram para a condução do programa de educação parental com sucesso no Brasil foram: a qualidade da mediação pedagógica dos educadores com as famílias, a abordagem sistêmica dos conteúdos da proposta educativa e o uso de metodologias da Pedagogia Social, que têm por base o diálogo e o respeito às diferenças individuais e culturais.

Palavras-chave : Pedagogia Social; Educação Parental; Famílias; Parentalidade; Educadores Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )