SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Educação parental e pedagogia social: avaliação de uma proposta de intervençãoPara uma arqueologia da prática escolar na educação da infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MERCON, Juliana. Construindo novos possíveis a partir da articulação entre resiliência, aprendizagem social e sistema escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.105-112. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21407.

Neste artículo, algumas articulações entre a perspectiva sistêmica da resiliência, a noção de aprendizagem social e o contexto escolar são exploradas como campo fértil do qual emergem novas e significativas possibilidades teóricoprácticas. A primeira destas possibilidades corresponde à transição de um enfoque linear e reducionista centrado no desenvolvimento económico a uma abordagem sistêmica que prioriza a resiliência sócio-ecológica. A segunda propõe a aprendizagem social como um processo fundamental na realização de mudanças coletivas de compreensão e ação. Finalmente, o terceiro horizonte emergente se refere à vinculação entre escola e território por meio da potencialização e transformação do papel escolar como centro de estabilidade dinâmica, de articulação de saberes e práticas, e de formação de co-gestores atuais e futuros.

Palavras-chave : Resiliência; Aprendizagem Social; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )