SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Building new possibilities from the articulation between resilience, social learning and the school systemProfessional learning community: tensions in mentors professional development processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

REIS, Magali; CALVO, Julia  and  VERISSIMO, Mariana. Para uma arqueologia da prática escolar na educação da infância. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.113-120. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20091.

As reflexões apresentadas neste artigo decorrem das experiências de pesquisa e extensão universitária desenvolvidas em instituições de Ensino Fundamental e Educação Infantil. A ideia de trabalhar com a Arqueologia das Práticas Escolares surgiu a partir de nossa imersão nos campos de investigação científica nas escolas, da observação e do registro de inúmeras práticas escolares, as quais, ao final do ano letivo, perdem-se, não havendo sistematização e produção de acervo do rico material produzido. Buscam-se, na arqueologia, os conceitos, e métodos de coleta de dados para se pensar as possibilidades de constituição de acervos digitais que possibilitem a análise da produção material do ensino na educação básica, delimitando o campo de indagação à "Escola de Infância" compreendida como a Educação Infantil (EI) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). E parte-se do entendimento que a articulação e as políticas de transição entre essas escolas necessitam ser repensadas continuamente.

Keywords : Arqueologia; Prática Escolar; Educação; Formação de Professores; Cultura Material.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )