SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Construyendo nuevos posibles a partir de la articulación entre resiliencia, aprendizaje social y sistema escolarComunidad de aprendizaje profesional: tensiones en los procesos de desarrollo profesional de mentoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

REIS, Magali; CALVO, Julia  y  VERISSIMO, Mariana. Para uma arqueologia da prática escolar na educação da infância. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.113-120. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20091.

As reflexões apresentadas neste artigo decorrem das experiências de pesquisa e extensão universitária desenvolvidas em instituições de Ensino Fundamental e Educação Infantil. A ideia de trabalhar com a Arqueologia das Práticas Escolares surgiu a partir de nossa imersão nos campos de investigação científica nas escolas, da observação e do registro de inúmeras práticas escolares, as quais, ao final do ano letivo, perdem-se, não havendo sistematização e produção de acervo do rico material produzido. Buscam-se, na arqueologia, os conceitos, e métodos de coleta de dados para se pensar as possibilidades de constituição de acervos digitais que possibilitem a análise da produção material do ensino na educação básica, delimitando o campo de indagação à "Escola de Infância" compreendida como a Educação Infantil (EI) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). E parte-se do entendimento que a articulação e as políticas de transição entre essas escolas necessitam ser repensadas continuamente.

Palabras clave : Arqueologia; Prática Escolar; Educação; Formação de Professores; Cultura Material.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )