SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Construindo novos possíveis a partir da articulação entre resiliência, aprendizagem social e sistema escolarComunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

REIS, Magali; CALVO, Julia  e  VERISSIMO, Mariana. Para uma arqueologia da prática escolar na educação da infância. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.113-120. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20091.

As reflexões apresentadas neste artigo decorrem das experiências de pesquisa e extensão universitária desenvolvidas em instituições de Ensino Fundamental e Educação Infantil. A ideia de trabalhar com a Arqueologia das Práticas Escolares surgiu a partir de nossa imersão nos campos de investigação científica nas escolas, da observação e do registro de inúmeras práticas escolares, as quais, ao final do ano letivo, perdem-se, não havendo sistematização e produção de acervo do rico material produzido. Buscam-se, na arqueologia, os conceitos, e métodos de coleta de dados para se pensar as possibilidades de constituição de acervos digitais que possibilitem a análise da produção material do ensino na educação básica, delimitando o campo de indagação à "Escola de Infância" compreendida como a Educação Infantil (EI) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). E parte-se do entendimento que a articulação e as políticas de transição entre essas escolas necessitam ser repensadas continuamente.

Palavras-chave : Arqueologia; Prática Escolar; Educação; Formação de Professores; Cultura Material.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )