SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Para uma arqueologia da prática escolar na educação da infânciaEntre a alteridade e a indiferença: uma análise das relações na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

REALI, Aline de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli  e  MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.121-132. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.14500.

Por meio de uma pesquisa, pautada num modelo construtivo-colaborativo de interação pesquisadoras-professores, buscou-se identificar e compreender as tensões vivenciadas por formadoras (professoras experientes) ao atuarem como mentoras on-line de professoras iniciantes dos primeiros anos do ensino fundamental. O estudo fundamentase, teoricamente, sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Foram consideradas como dados de pesquisa as narrativas contidas nas correspondências virtuais entre mentoras e professoras iniciantes durante

um período de quatro anos, bem como os registros das interações entre mentoras e pesquisadoras em encontros semanais. As tensões vivenciadas pelas mentoras foram identificadas e analisadas a partir de dúvidas, divergências, desacordos e resistências. Os focos considerados foram: configuração da identidade de mentoras como sendo a de formadoras; construção de uma base específica de conhecimento; desenvolvimento de atividades on-line do programa; domínio de conhecimentos específicos; experiência prévia como formadoras.

Palavras-chave : Programa de Mentoria Online; Comunidade de aprendizagem Profissional; Mentores; Formadores; Desenvolvimento profissional da Docência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )