SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Comunidad de aprendizaje profesional: tensiones en los procesos de desarrollo profesional de mentoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. Entre a alteridade e a indiferença: uma análise das relações na escola. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.133-141. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19747.

Analisar relações e interações presentes na escola, a partir da obra de Martin Buber, é o que propõe o presente texto. Transitando entre recortes do cotidiano extraídos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e apoiado na concepção de existência humana e no conceito de relação buberianos, aponta para a possibilidade e necessidade de humanização nas interações. Inicia-se com a contextualização do campo empírico dos trabalhos selecionados, apresenta, brevemente, a filosofia antropológica de Martin Buber e destaca os conceitos estudados aplicados à análise das teses e dissertações. Conclui com considerações sobre o próprio processo de estudo e análise do material selecionado e sobre as contribuições das teorias de Buber para as relações entre os sujeitos na escola.

Palabras clave : Criança; Escola; Relações; Interações; Humanização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )