SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2The relationship between love and theological education in Summa theologica of Thomas Aquinas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CONTE, Elaine. Tempo e performance. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.146-156. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.15981.

O ensaio trata das relações horizontais, dinâmicas e ambíguas entre tempo, performance e educação. Investiga a relação entre o tempo e o uso performativo da linguagem como referência normativa para pensar o sentido do trabalho docente, chegando à ressignificação de que um dos papéis promissores do professor é saber mediar linguisticamente o tempo. Daí que o uso performativo das palavras (Jürgen Habermas) e a reflexão dialógica (Paulo Freire) são indispensáveis à justificação normativa da ação docente, uma atitude provocativa e contrária à performance como produção e à própria didatização da performance. As perspectivas sinalizam que a performance como horizonte dialógico e aberto às potencialidades dos sujeitos não deve ser tomada de forma técnica e mercadológica, sob pena de sofrer o esvaziamento de sentido e da tensão constitutiva da comunicação com a alteridade.

Keywords : Tempo; Performance; Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )