SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Desafíos de la accesibilidad en la educación superior: estudío de caso en la Universidade de AveiroTextualidad, currículo e investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SARTI, Flavia Medeiros  y  ARAUJO, Simone Reis Palermo Machado de. Acolhimento no estágio supervisionado: entre modelos e possibilidades para a formação docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.175-184. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.19415.

Este artigo focaliza maneiras pelas quais professores em exercício recebem estagiários de prática de ensino em suas classes e como percebem sua atuação na formação dos mesmos. A partir de uma pesquisa pautada em princípios etnográficos, o texto propõe-se a caracterizar duas modalidades de acolhimento no estágio: 1) o acolhimento modelar baseado em uma relação de mestrança entre estagiário e professor supervisor, ancorando-se no primado da visibilidade característico do modelo pedagógico da modernidade (CARVALHO, 2000); e 2) o acolhimento formativo, centrado nos processos de aprendizagem profissional docente vividos pelos estagiários e estruturado sob o primado da invisibilidade, característico da contemporaneidade (BUENO e SOUZA, 2012). As atividades e disposições requeridas dos professores supervisores de estágio nessa segunda modalidade de acolhimento foram percebidas pelos mesmos como sendo significativamente autoformativas e apontam para a emergência de uma lógica de acompanhamento na formação docente.

Palabras clave : Formadores de Professores; Acolhimento no Estágio; Práticas de Acompanhamento; Estágio Supervisionado; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )