SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Host in supervised training: between models and possibilities for teacher educationTraining/teaching/literacy in mathematics for youth and adult education (EJA): a State of the Art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da; COSTA, Hugo Heleno Camilo  and  PEREIRA, Talita Vidal. Textualidade, currículo e investigação. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.185-193. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.19711.

Este artigo é resultado de uma reflexão que focaliza as formas pelas quais se tem incorporado a ideia de texto como o tecido que compõe heterogeneamente múltiplas camadas de leitura, conforme proposto por Derrida, com a apropriação de Ernesto Laclau para pensar o social como texto. O objetivo é explicitar os pressupostos teóricos antirrealistas que sustentam a pesquisa no campo do currículo na perspectiva discursiva, assumindo, com Lopes e Macedo, Laclau e Derrida, que, na textualidade geral, nada pode estabilizar definitivamente a significação. Defende-se que todo esforço por impor um fundamento ao social com a pretensão de suturar a significação está, invariavelmente, fadado ao fracasso. A investigação da e na textualidade é sustentada como potente por abrir às remessas que perturbam o querer de toda objetividade, ao permitir demonstrar a contingência como o que instaura o momento de uma inscrição, de uma interpretação composta pela articulação de diferenças como a reinvindicação de uma presença ausente. Sustenta-se, nessa via, que toda formação discursiva, todo discurso de reparação social, se constitui implicado por uma radical indecidibilidade, jamais eliminada no jogo da significação.

Keywords : Currículo; Textualidade; Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )