SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Acolhimento no estágio supervisionado: entre modelos e possibilidades para a formação docenteFormação/atuação do professor/alfabetizador da EJA sob perspectivas da educação matemática: um estado da arte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da; COSTA, Hugo Heleno Camilo  e  PEREIRA, Talita Vidal. Textualidade, currículo e investigação. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.185-193. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.19711.

Este artigo é resultado de uma reflexão que focaliza as formas pelas quais se tem incorporado a ideia de texto como o tecido que compõe heterogeneamente múltiplas camadas de leitura, conforme proposto por Derrida, com a apropriação de Ernesto Laclau para pensar o social como texto. O objetivo é explicitar os pressupostos teóricos antirrealistas que sustentam a pesquisa no campo do currículo na perspectiva discursiva, assumindo, com Lopes e Macedo, Laclau e Derrida, que, na textualidade geral, nada pode estabilizar definitivamente a significação. Defende-se que todo esforço por impor um fundamento ao social com a pretensão de suturar a significação está, invariavelmente, fadado ao fracasso. A investigação da e na textualidade é sustentada como potente por abrir às remessas que perturbam o querer de toda objetividade, ao permitir demonstrar a contingência como o que instaura o momento de uma inscrição, de uma interpretação composta pela articulação de diferenças como a reinvindicação de uma presença ausente. Sustenta-se, nessa via, que toda formação discursiva, todo discurso de reparação social, se constitui implicado por uma radical indecidibilidade, jamais eliminada no jogo da significação.

Palavras-chave : Currículo; Textualidade; Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )