SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Textualidade, currículo e investigaçãoA docência e seus saberes: o valor do testemunho para o ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FREITAS, Adriano Vargas. Formação/atuação do professor/alfabetizador da EJA sob perspectivas da educação matemática: um estado da arte. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.194-201. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.19888.

O artigo apresenta um recorte de pesquisa, desenvolvida em modelo de estado da arte, a respeito das publicações que envolvem a educação matemática voltada à educação de jovens e adultos, entre 2000 e 2010, em periódicos que fazem parte da Listagem Qualis (CAPES-MEC). Nesse recorte, apresenta-se o tema Formação/atuação do professor/ alfabetizador da EJA. Dentre as análises que puderam ser feitas a partir dos dados coletados, buscou-se a defesa de uma formação específica para o professor que atua em EJA, abrindo espaços para a reflexão e para o debate a respeito de especificidades da modalidade. O entendimento é que a formação do professor de EJA não deve se encerrar no momento em que ele recebe um diploma, mas apenas mais uma etapa que compõe uma formação que não cessa. Isto é, a formação inicial e a formação continuada se apresentam de forma mais do que complementar; devem ser indissociáveis.

Palavras-chave : Formação, Atuação do Professor, Alfabetizador; Educação Matemática; Educação de Jovens e Adultos; Estado da Arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )