SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Training/teaching/literacy in mathematics for youth and adult education (EJA): a State of the ArtFormation and teacher autonomy: reflections on cinema experience in teaching History and Geography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach  and  PEDROSO, Eliana Regina Fritzen. A docência e seus saberes: o valor do testemunho para o ensino. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.202-210. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.19980.

O trabalho busca investigar como o processo formativo da docência percebe os saberes necessários à educação em um século pós-traumático. Tendo em vista a necessidade formativa de compreender de maneira crítica o valor do pertencimento ao mundo e a constituição dessa historicidade, própria do humano, o trabalho evidencia a ideia de saber com sua potência epistêmica, ética e estética. Em uma perspectiva metodológica hermenêutica e reconstrutiva, a investigação repercute a noção de que o saber tem a função de "vincular o homem ao mundo". Por isso, ao evocar a memória e a alteridade para aproximar-se dos acontecimentos, os saberes da docência também são afetados pelos eventos catastróficos e pelas tragédias que cingiram a história da humanidade. Assim, o saber do testemunho passa a constituir uma ponte interessante para uma educação que valoriza a pluralidade a partir da conciliação entre o passado e o presente.

Keywords : Docência; Saberes; Formação; Testemunho; Pós-Traumático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )