SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2La docencia y sus saberes: el valor del testimonio para la enseñanzaAprendizaje de la docencia y desarrollo profesional en la Educación Infantil - aproximaciones en el contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

PERINELLI NETO, Humberto; PAZIANI, Rodrigo Ribeiro; D'AGUA, Solange Vera Nunes Lima  y  MELLO, Rafael Cardoso de. Formação e autonomia docente: reflexões sobre a experiência cinematográfica nos ensinos de História e Geografia. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.211-219. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.20027.

A importância alcançada pelas narrativas cinematográficas guarda relação com a transformação do olhar humano na modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de várias experiências em torno do emprego de filmes na educação. O projeto de pesquisa "Tempo e espaço em evidência: a produção de curtas metragens envolvendo aspectos da cidade de São José do Rio Preto como prática do ensino de História e de Geografia" faz parte do contexto de valorização do cinema nas pesquisas e práticas relacionadas ao campo da educação. Tal projeto teve como objetivo a vivência de um processo formativo baseado na produção de vídeos relacionados aos mencionados conhecimentos escolares e vinculados à realidade empírica da cidade em questão, assim como de um processo formativo que permitiu a constituição de um ethos pedagógico alicerçado na autonomia.

Palabras clave : Ensino de História e de Geografia; Formação Docente; Cinema.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )