Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
PERINELLI NETO, Humberto; PAZIANI, Rodrigo Ribeiro; D'AGUA, Solange Vera Nunes Lima e MELLO, Rafael Cardoso de. Formação e autonomia docente: reflexões sobre a experiência cinematográfica nos ensinos de História e Geografia. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.211-219. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.20027.
A importância alcançada pelas narrativas cinematográficas guarda relação com a transformação do olhar humano na modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de várias experiências em torno do emprego de filmes na educação. O projeto de pesquisa "Tempo e espaço em evidência: a produção de curtas metragens envolvendo aspectos da cidade de São José do Rio Preto como prática do ensino de História e de Geografia" faz parte do contexto de valorização do cinema nas pesquisas e práticas relacionadas ao campo da educação. Tal projeto teve como objetivo a vivência de um processo formativo baseado na produção de vídeos relacionados aos mencionados conhecimentos escolares e vinculados à realidade empírica da cidade em questão, assim como de um processo formativo que permitiu a constituição de um ethos pedagógico alicerçado na autonomia.
Palavras-chave : Ensino de História e de Geografia; Formação Docente; Cinema.