SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2A docência e seus saberes: o valor do testemunho para o ensinoAprendizagem da docência e desenvolvimento profissional na Educação Infantil - aproximações no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PERINELLI NETO, Humberto; PAZIANI, Rodrigo Ribeiro; D'AGUA, Solange Vera Nunes Lima  e  MELLO, Rafael Cardoso de. Formação e autonomia docente: reflexões sobre a experiência cinematográfica nos ensinos de História e Geografia. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.211-219. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.20027.

A importância alcançada pelas narrativas cinematográficas guarda relação com a transformação do olhar humano na modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de várias experiências em torno do emprego de filmes na educação. O projeto de pesquisa "Tempo e espaço em evidência: a produção de curtas metragens envolvendo aspectos da cidade de São José do Rio Preto como prática do ensino de História e de Geografia" faz parte do contexto de valorização do cinema nas pesquisas e práticas relacionadas ao campo da educação. Tal projeto teve como objetivo a vivência de um processo formativo baseado na produção de vídeos relacionados aos mencionados conhecimentos escolares e vinculados à realidade empírica da cidade em questão, assim como de um processo formativo que permitiu a constituição de um ethos pedagógico alicerçado na autonomia.

Palavras-chave : Ensino de História e de Geografia; Formação Docente; Cinema.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )