SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Formação e autonomia docente: reflexões sobre a experiência cinematográfica nos ensinos de História e GeografiaCrianças multirrepetentes do Ensino Fundamental: o que pensam sobre seus contextos escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CARDOSO, Luciana Cristina  e  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional na Educação Infantil - aproximações no contexto escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.220-230. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.20243.

Apresentam-se análises de uma pesquisa de doutorado, cuja intervenção constitui-se em um ambiente de formação híbrido, envolvendo pesquisadores, professoras experientes e estudantes de pedagogia na modalidade a distância. A parceria entre os atores se deu em momentos de interação online e presencial, nos quais foram propostas, implementadas e avaliadas "experiências de ensino e aprendizagem". A pesquisa se pauta no trabalho colaborativo, tendo em vista a superação de dilemas presentes no cotidiano da atividade docente. Os instrumentos de coletas de dados são as narrativas escritas sistematizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), desenvolvido por ocasião da pesquisa-intervenção. As análises referem-se a uma das 10 parcerias estabelecidas - situadas no contexto da Educação Infantil - e sugerem que a interação em espaços híbridos pode alavancar processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Dentre as conclusões, está a fragilidade de uma área de ensino (Educação Infantil), cujo currículo se estabelece por meio de referenciais e diretrizes.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Infantil; Educação Híbrida; Terceiro Espaço.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )