SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Aprendizaje de la docencia y desarrollo profesional en la Educación Infantil - aproximaciones en el contexto escolarLa teoría de Jean Piaget como principio para el desarrollo de innovaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GESSER, Verônica  y  FISCHER, Gabriela Maia. Crianças multirrepetentes do Ensino Fundamental: o que pensam sobre seus contextos escolares. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.231-241. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.20614.

Este trabalho se propôs a investigar as expectativas das crianças com histórico de reprovação em relação a aulas vivenciadas por elas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo identificar os significados do contexto escolar por meio das vozes de crianças multirrepetentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2º a 4º ano). Autores como Patto (2008), Charlot (2009 e 2000), Vygotsky (1984, 2007); Ferreiro (1996), Lerner (2001), Solé e Coll (2004), Sampaio (2004), Sacristán (2000, 2007), dentre outros, fundamentaram teoricamente este trabalho. Para a realização da pesquisa, contou-se com a participação de oito crianças, de duas escolas distintas, matriculadas regularmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sem comprometimento cognitivo com laudo, e que continham em seu histórico escolar pelo menos dois anos de reprovação. Os procedimentos de coleta de dados fundamentou-se em pesquisa de campo, desenvolvida por meio de duas entrevistas individuais semiestruturadas com cada sujeito participante (Szymanski, 2002; Gaskell, 2010). E os dados das entrevistas foram interpretados, discutidos e apresentados a partir dos eixos temáticos gerados em três momentos de análise (LeFreve, A. M. e LeFreve , F., 2005; Flick, 2009). O estudo permitiu observar que determinadas práticas metodológicas produziram nas crianças significados característicos de um ensino centrado na perspectiva reprodutivista, que, segundo as crianças da pesquisa, prioriza o volume de conteúdos, a cópia, e não valoriza o erro como parte inerente da aprendizagem.

Palabras clave : Fracasso Escolar; Crianças Multirrepetentes; Metodologias de Ensino; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )