SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Niños multirepetentes de la escuela primaria: lo que piensan acerca de sus contextos escolaresFundaciones Americanas y la era de Filantropía Mundial: Cómo va Brasil en la carrera de los subvenciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BORGES, Karen Selbach  y  FAGUNDES, Léa da Cruz. A teoria de Jean Piaget como princípio para o desenvolvimento das inovações. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.242-248. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.21804.

Neste trabalho, buscou-se mostrar que a teoria de Jean Piaget explica os mecanismos cognitivos utilizados pelos inventores nas suas criações. Sabendo-se que o processo de criação é diferente para cada pessoa, procurou-se, através de uma metáfora, o "ciclone da criação", representar as etapas desse processo. Por fim, desejou-se promover uma reflexão sobre a seguinte questão: sabendo-se que os mecanismos descritos por Piaget são efetivos para a produção de invenções e que estas são importantes para as inovações que impulsionam o avanço da humanidade, como promover, de forma adequada, o desenvolvimento desses mecanismos para que os jovens de hoje sejam os inovadores de amanhã?

Palabras clave : Inovação; Invenção; Mecanismos Cognitivos; Jean Piaget.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )