SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Crianças multirrepetentes do Ensino Fundamental: o que pensam sobre seus contextos escolaresFundações Americanas e a era da Filantropia Global: como o Brasil está longe na corrida por fomento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BORGES, Karen Selbach  e  FAGUNDES, Léa da Cruz. A teoria de Jean Piaget como princípio para o desenvolvimento das inovações. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.242-248. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.21804.

Neste trabalho, buscou-se mostrar que a teoria de Jean Piaget explica os mecanismos cognitivos utilizados pelos inventores nas suas criações. Sabendo-se que o processo de criação é diferente para cada pessoa, procurou-se, através de uma metáfora, o "ciclone da criação", representar as etapas desse processo. Por fim, desejou-se promover uma reflexão sobre a seguinte questão: sabendo-se que os mecanismos descritos por Piaget são efetivos para a produção de invenções e que estas são importantes para as inovações que impulsionam o avanço da humanidade, como promover, de forma adequada, o desenvolvimento desses mecanismos para que os jovens de hoje sejam os inovadores de amanhã?

Palavras-chave : Inovação; Invenção; Mecanismos Cognitivos; Jean Piaget.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )