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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MILLER, Stela  y  CLARINDO, Cleber Barbosa da Silva. Atividade de estudo: ferramenta para a constituição do autor nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.261-270. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.22790.

Este artigo busca compreender, a partir do referencial da Teoria Histórico-Cultural, de que modo a atividade de estudo, como atividade principal das crianças em idade escolar inicial, pode ser ferramenta do processo de autoria. O homem, por sua atividade fundamental - o trabalho -, ao longo da história, constitui-se em ser transformador da natureza e produtor de cultura; pela atividade, ele produz e, nessa produção, também transforma suas capacidades de lidar com objetos da cultura humana. Daí se afirmar que os produtos de sua própria atividade caracterizam-se como atos de autoria. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a atividade de estudo, como um tipo especial de prática que organiza e possibilita a formação de neoformações no psiquismo do sujeito, constitui-se em meio fundamental para o processo de desenvolvimento da capacidade de autoria

Palabras clave : Ensino Fundamental; Atividade de Estudo; Autoria.

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