SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Facing the vulnerability in alcohol consumption among undergraduate: considerations of PET-Saúde studentsInvestigating educational models for distance education: challenges and emerging issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FERNANDES, Jarina Rodrigues; SISLA, Heloisa Chalmers  and  NASCENTE, Renata Maria Moschen. Pibid como espaço de formação docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.291-301. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.20266.

O propósito deste artigo é analisar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Capes, que tem sido desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde 2011, vem se constituindo em um terceiro espaço de formação de professores/as. Para tanto, foram analisadas experiências narradas em entrevistas semiestruturadas por três licenciandas em Pedagogia que participaram do programa por três anos consecutivos. Ficaram evidenciadas aprendizagens relativas à escola e à diferenciação entre o Pibid e o estágio, com características de uma profissionalidade reflexiva, intelectual e autônoma, com elementos que denotam a constituição do referido terceiro espaço de formação.

Keywords : Formação Docente; Terceiro Espaço; Pibid.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )