SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Afrontamiento a la vulnerabilidad en el consumo de alcohol entre universitarios: ponderaciones de academicos del PET-saludInvestigando modelos educativos de educación a distancia: desafíos y cuestiones emergentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FERNANDES, Jarina Rodrigues; SISLA, Heloisa Chalmers  y  NASCENTE, Renata Maria Moschen. Pibid como espaço de formação docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.291-301. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.20266.

O propósito deste artigo é analisar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Capes, que tem sido desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde 2011, vem se constituindo em um terceiro espaço de formação de professores/as. Para tanto, foram analisadas experiências narradas em entrevistas semiestruturadas por três licenciandas em Pedagogia que participaram do programa por três anos consecutivos. Ficaram evidenciadas aprendizagens relativas à escola e à diferenciação entre o Pibid e o estágio, com características de uma profissionalidade reflexiva, intelectual e autônoma, com elementos que denotam a constituição do referido terceiro espaço de formação.

Palabras clave : Formação Docente; Terceiro Espaço; Pibid.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )