SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Enfrentamento da vulnerabilidade no consumo de álcool entre universitários: ponderações de acadêmicos do PET-SaúdeInvestigando modelos pedagógicos para educação a distância: desafios e aspectos emergentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FERNANDES, Jarina Rodrigues; SISLA, Heloisa Chalmers  e  NASCENTE, Renata Maria Moschen. Pibid como espaço de formação docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.291-301. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.20266.

O propósito deste artigo é analisar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Capes, que tem sido desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde 2011, vem se constituindo em um terceiro espaço de formação de professores/as. Para tanto, foram analisadas experiências narradas em entrevistas semiestruturadas por três licenciandas em Pedagogia que participaram do programa por três anos consecutivos. Ficaram evidenciadas aprendizagens relativas à escola e à diferenciação entre o Pibid e o estágio, com características de uma profissionalidade reflexiva, intelectual e autônoma, com elementos que denotam a constituição do referido terceiro espaço de formação.

Palavras-chave : Formação Docente; Terceiro Espaço; Pibid.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )