SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Investigando modelos educativos de educación a distancia: desafíos y cuestiones emergentesLa formación docente para las modalidades educación especial y educación indígena: espacios intersticiales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GARIGLIO, José Angelo. A inserção profissional de professores de educação física iniciantes: aprendendo a ser professor. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.312-326. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.22740.

Este artigo relata os achados de uma pesquisa que trata dos aspectos singulares dos processos de iniciação à docência e à aprendizagem docente vivida por professores de educação física licenciados, egressos de uma universidade da rede federal de ensino. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, de caráter descritivo. O estudo foi realizado com 13 professores iniciantes (nove homens e quatro mulheres) e fez uso de duas técnicas de coleta de dados: entrevista e análises de casos de ensino. Os dados da pesquisa mostram que o pertencimento a um determinado campo disciplinar é um elemento importante a considerar para análise dos processos de inserção profissional e aprendizagem docente, já que definem modos particulares e cruciais de ser professor e de se inserir na profissão.

Palabras clave : Formação de Professores; Iniciação à Docência; Aprendizagem Docente; Educação Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )